segunda-feira, 18 de maio de 2009

Astronomia no Castro de Chibanes






No sábado passado, dia 16, cerca de 70 pessoas de todas as idades juntaram-se ao passeio nocturno ao Castro de Chibanes, situado na Serra do Louro, junto à Vila de Palmela.
Num ambiente extraordinário, foi possível conhecer a história da evolução da fortificação, que data de há 5 mil anos, e cuja localização sempre serviu de ponto estratégico para o controlo das bacias dos Estuários do Tejo e do Sado.
Juntando-se às diversas associações organizadoras, a Anime também participou no evento através do astrónomo Pedro Cotrim. O nosso astrónomo de serviço ensinou-nos algumas noções de orientação pelos céus e de arqueoastronomia. Porém as condições climatéricas não permitiram perfeita visualização. Havia alguma nebulosidade no céu, e foi necessário esperar por algumas abertas para se poderem ver as constelações. Contudo, as histórias da astronomia antiga são sempre envolventes, e o engenho dos povos que nos antecederam não cessa de nos maravilhar!
Após toda esta adesão, e constatando o enorme interesse das pessoas pela temática, esperamos repetir a aventura no futuro.

Sem comentários: